sábado, 26 de janeiro de 2013



Mini Horta de Ervas e Temperos






Agora você vai poder cultivar seus próprios temperos e ervas mesmo morando em apartamento! Este é um kit super prático que permite o cultivo de 8 tipos diferentes de ervas e temperos, de forma organizada e prática, ocupando pouco espaço. Com a Mini Horta Jardim de Flores é possível cultivar as ervas em qualquer cantinho do quintal, na varanda, numa sacada, na sala, na cozinha e até na área de serviço! A única exigência é que o local escolhido receba pelo menos de 3 a 4 horas de sol por dia.


E se você tem mais espaço, pode organizar vários kits, aumentando a quantidade de plantas.

O suporte plástico organiza os vasos, facilita as regas e o transporte dos vasos. O conjunto com 1 suporte e 8 vasos é bem leve e delicado.




1. Prepare uma mistura (substrato) juntando em partes iguais:

* 1 parte de terra vegetal

* 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca)

* 1 parte de areia


Se preferir, utilize uma mistura pronta, facilmente encontrada no mercado (ex. Biomix)

2. Coloque a mistura de solo em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar. Antes de colocar a mistura, se desejar facilitar a drenagem na hora da rega, forre o fundo de cada vaso com um pedaço de manta de drenagem (ex. bidim), também facilmente encontrada no mercado. Evite usar pedras ou cascalhos para não deixar o conjunto muito pesado.

3. Espalhe algumas sementes por cima e cubra com uma fina camada da mistura. Guarde as sementes restantes no próprio envelope, bem fechado.

4. Regue suavemente com um borrifador ou regador de crivo fino. Se colocar água demias, espere escorrer e encaixe os vasos no suporte.

Receitas naturais para combater pragas:
Extrato de fumo com pimenta contra lagartas
Todas são muito vorazes e algumas têm hábito noturno.
Para espantá-las pulverize extrato de fumo com pimenta sobre as lagartas.
Veja como fazer:

Numa garrafa de 1 litro, misture 50 g de fumo de rolo picado e pimenta malagueta. Complete com água e deixe repousar por uma semana. Dilua em 10 litros de água e pulverize.

Controle de lesmas
Apresentam o corpo mole e segmentado. Quando se deslocam, deixam para trás um rastro de substância viscosa e brilhante.
A solução é a catação manual.
Veja como fazer:
Use iscas de pão embebido em leite ou cerveja e coloque-as perto da planta que precisa de proteção. As lesmas virão até as iscas, simplificando a catação manual.

Sabão e fumo contra cochonilhas
As cochonilhas são insetos sugadores com ou sem carapaça, que retiram os açúcares da seiva. Elas vivem em colônias e não têm asas. A solução é pulverizar com calda de sabão e fumo. Se as cochonilhas apresentarem carapaça, acrescente óleo mineral à calda.
Veja como fazer:
Pique 10 cm de fumo de rolo e 50 g de sabão de coco ou neutro, junte 1 litro de água morna água e misture bem. Deixe curtir por cerca de 24 horas. Coe e pulverize as plantas atacadas.


Fonte:  jardins de flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário